VÍDEOS - RODANDO O MUNDO

Loading...

quinta-feira, 28 de março de 2013

MONTEVIDEO - URUGUAI

Capital do Uruguai, Montevideo possui cerca de 2 milhões de habitantes e foi em 2007 eleita a melhor qualidade de vida da América Latina, e está hoje entre as 30  cidades mais seguras do mundo.
Quanto a qualidade de vida, não temos como medir, mas aparentemente as pessoas são muito felizes por aqui, mas quanto a segurança a sensação é plena e total de que você não corre nenhum risco.



As pessoas estão nas ruas dia e noite, caminhando em ruas desertas, como pudemos ver, sem nenhum medo.
Quanto ao nome, recorri a wikipédia:


Há pelo menos duas versões a respeito da origem do nome. A primeira se baseia no diário de navegação da expedição de Fernão de Magalhães (em espanholFernando de Magallanes), datado de janeiro de 1520. Esse documento registra a existência de um monte que se assemelhava a um chapéu, localizado à direita de quem navega de leste para oeste. A esse monte foi dado o nome de "Monte vi eu". Assinado por Francisco de Albo, contramestre da expedição, é o mais antigo documento em espanhol que menciona um nome similar a "Montevideo".
A outra versão, apesar de não ser baseada em documentos históricos, é a mais difundida. Dá conta de que, navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avistou-se o sexto monte na região em que se situa a capital uruguaia, registrado como "Monte VI de Este a Oeste", ou abreviadamente: "Monte VI-D-E-O".



Ficamos somente um dia na cidade e resolvemos conhecer, além do centro velho, a praia de Pocitos que é o bairro da moda, onde estão localizados oa melhores bares e restaurantes da cidade.





O nome do bairro está relacionado com os poços que as lavadeiras faziam na praia para lavar roupas, já que a cidade é banhada pelo Rio da Prata.





No verão as várias pequenas praias do bairro ficam lotadas de Uruguaios e turistas, fazendo com que a especulação imobiliária chegasse com muita força por aqui.

Ainda traumatizados pelos preços de Punta, resolvemos parar na praia em um restaurante especializado em frutos do mar, e fomos agraciados com uma paella maravilhosa para duas pessoas a um custo de R$ 40,00.


Durante a noite pesquisei o transporte para a Argentina, que é feito em pequenos navios entre a cidade de Colonia del Sacramento e Buenos Aires e cheguei a um custo de US$ 1000,00, e não preciso dizer que isso acabou com minha noite.......
Amanhã seguimos para Colonia para ver o que podemos fazer para atravessar ou dar a volta por Tres Rios, o que aumentaria o percurso em 850 Km....

Nenhum comentário: